Aula virtual de HISTÓRIA geral para alunos da 5ª Serie a o 3º Ano

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Afinal o brasil foi descoberto ou conquistado ?


A verdade é que o Brasil foi conquistado pelos portugueses. Os verdadeiros descobridores do Brasil foram seus habitantes que aqui viviam. Como alguém poderia descobrir o que já havia sido descoberto?

No entanto, do ponto de vista da história européia, o território brasileiro de fato foi descoberto pelos portugueses, pois até 22 de abril de 1500 não se sabia da existência do Brasil na Europa.

O que aconteceu na nossa historiografia foi exatamente isso: a adoção absoluta do ponto de vista europeu como o mais importante, o que acabou por incrustar em nossa mente a idéia de que "fomos descobertos por Portugal", esquecendo do outro lado da moeda: a história dos nossos povos indígenas. Em outras palavras, enaltecendo a história européia em detrimento de nossas próprias raízes, os historiadores do passado conseguiram disseminar um dos mais cruéis aspectos da História do Brasil: a de que nosso país somente começou a existir com a chegada dos portugueses e que os habitantes nativos não tinham história.

O que e o Brasil?
O Brasil, oficialmente República Federativa do Brasil,[nota 2][9] é uma república federativa presidencialista localizada na América do Sul, formada pela união de 26 estados federados, divididos em 5 565 municípios, e por um distrito federal.[10] Faz fronteira a norte com a Venezuela, com a Guiana, com o Suriname e com o departamento ultramarino da Guiana Francesa; ao sul com o Uruguai; a sudoeste com a Argentina e com o Paraguai; a oeste com a Bolívia e com o Peru e, por fim a noroeste com a Colômbia. Os únicos países sul-americanos que não têm uma fronteira comum com o Brasil são o Chile e o Equador. O país é banhado pelo oceano Atlântico ao longo de toda sua costa norte, nordeste, sudeste e sul. Além do território continental, o Brasil também possui alguns grandes grupos de ilhas no oceano Atlântico como os Penedos de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha (território estadual de Pernambuco), Trindade e Martim Vaz, no Espírito Santo, e um complexo de pequenas ilhas e corais chamado Atol das Rocas (pertencente ao estado do Rio Grande do Norte).[11]

Com 8 514 876,599 quilômetros quadrados de área,[1] equivalente a 47% do território sul-americano, e com mais de 190 milhões de habitantes,[2] o país possui a quinta maior área territorial do planeta e o quinto maior contingente populacional do mundo. O Brasil é o único país falante do português do continente americano,[12] além de ser uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas do mundo, resultado da forte imigração vinda de muitos países.

O Brasil foi uma colônia do Império Português desde o desembarque de Pedro Álvares Cabral em 1500 até 1815, quando se tornou um reino unido com Portugal. Em 1822 o país se tornou independente, formando o Império do Brasil, época em que esteve sob a soberania da família imperial brasileira, um dos ramos da Casa de Bragança, por quem era governado desde 1500, no Brasil Colônia. Em 1889 torna-se uma república, embora a legislatura bicameral, agora chamada de Congresso, remonte à ratificação da primeira Constituição em 1824. Desde a proclamação da república brasileira em 1889, o Brasil tem sido governado por três poderes, o judiciário, legislativo e o executivo, em que o chefe do último, eleito a cada quatro anos pelo voto popular, é o presidente do Brasil.

4 comentários:

  1. nao tem o que eu quero

    ResponderExcluir
  2. eu amo o henrique o que eu devo fazer ?carol

    ResponderExcluir
  3. gostei, mim ajudou muito devo parabenizar por causa da linguagem objetiva...

    ResponderExcluir